sábado, 10 de julho de 2010

Como chegar a Bolívia?












Existe basicamente 03(três) portas de entrada na Bolívia, que são: Avião, Trem e Ônibus.

AVIÃO – Para simular a passagem aérea, você precisa entrar no site www.decolar.com e simular a passagem de sua cidade até a cidade de Santa Cruz de La Sierra. Agora tenha cuidado! dependendo do tempo de duração de vôo, se ultrapassar 16(dezesseis) horas entre conexões e escalas o site não vai abrir opções de passagem no destino solicitado, pois a companhia por lei precisaria disponibilizar hospedagem para você. No meu caso eu precisava sair de Petrolina-PE que tem aeroporto e o site não abriu, ai tive que simular de Salvador-BA, que é o aeroporto mais próximo, então simulei outra passagem de Petrolina a Salvador, e de Salvador a Santa cruz de La Sierra. Gastei 900,00 Reais até aqui.

TREM – Vindo por Campo Grande, você precisa pegar um ônibus de Campo Grande a Corumbá, depois um taxi de Corumbá até a divisa (50,00 reais), ultrapassa a divisa(Brasil/Bolívia) a Pé e chega a Cidade de Porto Kijaro, então pega o trem até Santa Cruz (12 horas de trem). Existe 03 opções de trem: FERROBUS (Ar, cama, serviço de bordo e todo o luxo - valor 250,00 pesos, 66,50 reais), SUPER PUMA (Ar condicionado, poltronas confortáveis - Valor 127,00 pesos, 33,77 reais) além do famoso TREM DA MORTE, que eu nem preciso dizer o porque se chama trem da morte - valor 85,00 pesos, 22,60 reais).

ÔNIBUS – Vindo por Cuiabá você pega um ônibus de Cuiabá a Cárceres ainda no Brasil (45,00 reais),depois um ônibus de Cárceres até coricha(16,00 reais), depois um taxi que custa 16,00 reais até a divisa(Brasil/Bolívia), passa a pé e chega a cidade de San Martins. De San Martins, um ônibus até Santa Cruz de La Sierra (150,00 pesos, 40,00 reais) e 15 horas de ônibus.
E aí agora você já está na Boívia! Já pode fazer medicina. Parabéns!

Modelo de Carta de Solvencia Econômica

DECLARACIÓN DE MANUTENCIÓN ECONOMICA

Yo FULANO DE TAL, brasileña, casada, profissão, domiciliada en La calle Maria Coelho Nº 155, districto de Rajada, en La ciudad de Petrolina PE – Brasil. Portadora del carne de identidad nº 337.329 SSP/PE y carne de CPF 854.118.564-68. Declaro bajo La peña de La ley que produces sus efectos legales, que mantengo FULANO DE TAL, brasileña, solteiro y estudiante, portadora Del carne de de identidade nº 8.332.082 SDS/PE y e passaport nº FB406571, matriculado en la UNIVERSIDAD CRISTIANA DE BOLIVIA - UCEBOL, de la ciudad de Santa cruz de la sierra, en todos sus gastos en lo que se refiere: alquiler de habitación, alimentación, transporte, libros y todo lo necesário a La suya sustentación y desarrollo educacional, haciendo mensualmente un deposito em La cuenta 65.337-7, en la agencia del Banco del Brasil nº 0963-6 en nombre de FULANO DE TAL, con valor de 3.700,00 bolivianos.
Todavia por ser La expresión de La verdad firmo La presente declaración.


______________________________________________________
PETROLINA-PE / 30 JUNIO 2010

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Como isso é possivel?


Todas as informações que passarei, será inteiramente de graça! Não se preocupe.

A moeda Brasileira (Real), está em alta em relação a moeda Boliviana(Peso), e esse é o segredo que torna fácil o acesso a uma universidade particular na Bolívia. Veja só, hoje a cotação do Real aqui na Bolívia está a seguinte: 1,00 REAL = 3,76 PESOS BOLIVIANOS em média, ou seja se você só tem 1000,00 REAIS MENSAIS, para todas as suas despesas aqui, significa dizer que você tem 3.760,00 pesos bolivianos, o que corresponde a mais de 05 (Cinco) salários mínimos aqui. 
Vamos simular os gastos em média, para que você tenha uma idéia dos custos com universidade, aluguel, transportes, alimentação e etc.

* Universidade (UCEBOL) 780,00 pesos,
* Aluguel, se você quiser um quarto com internet, TV a cabo (TV sua), água, luz, cama, guarda roupa, pia e banheiro interno, e próximo da universidade, até 1000 metros o valor sai de 700 a 1500,00 pesos. Agora se você quiser mais distante encontrará quartos mais baratos, mais o custo beneficio não vale a pena (cansaço, tempo perdido dentro de ônibus que vão fazer a diferença nas provas), você também poderá dividir apartamentos com outros alunos, saindo até mais barato.
* Alimentação 400,00 pesos em media

OBS: Você terá alguns gastos extras inicias como: Matricula(780,00 pesos), uniformes(JALECOS 200,00 pesos), livros(200,00 pesos), compra de um esqueleto humano (IMPORTANTE, PORÉM NÃO OBRIGADO), documentação de visto de estudante em Brasília(serviço de despachante 150,00 reais, selos 216,00 reias e mais sedex)e aqui em Santa Cruz em media 500,00 reais, tudo simples porem com gastos.

A documentação exigida é a seguinte:

* HISTÓRICO ESCOLAR e DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE CURSO, carimbadas pelo órgão que dirige a educação em sua cidade, com firmas reconhecidas das assinaturas.

* PASSAPORTE - Se não tiver, você preenche um formulário na internet no site da policia federal e depois paga a taxa de 160,00 reais no banco, pega cópia e original dos documentos básicos (CPF, RG e registro de nascimento ou casamento e comprovante d residência). Com o comprovante de pagamento e as copias com os originais dos documentos, você se dirige a uma delegacia da policia federal e completa o protocolo, aguarda 05(cinco) dias e recebe o mesmo.

* VACINA CONTRA FEBRE AMARELA - Tomar em qualquer posto de saúde (Se pretende vir de avião) pois o problema se não tomar a vacina, será a entrada de volta no Brasil nos aeroportos. Depois de tomar a vacina, quando chegar ao aeroporto no dia do embarque, você vai até a ANVISA, e troca o cartão do posto de saúde pelo amarelo (INTERNACIONAL).

* CARTA DE SOLVÊNCIA ECONÔMICA EM ESPANHOL (vou disponibilizar depois aqui) é simples. Essa é uma declaração assinada e reconhecida firma em cartório, feita por alguém no Brasil afirmando que manterá você aqui (Ou seja pagará seus custo durante o curso). Será necessário para o visto.

* CONTA CORRENTE OU POUPANÇA NO BANCO DO BRASIL - Para que você receba dinheiro mensalmente aqui em Santa Cruz, precisa ter uma conta no Banco do Brasil(CORRENTE OU POUPANÇA). Se já tiver conta, apenas vá ao Banco e solicite que seja Habilitada para movimento no exterior. Se for abrir uma nova não esqueça de solicitar esse recurso (habilitação internacional).

* O resto é a documentação básica sua (RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO).

PASSOS A SEGUIR

Estando com esses documentos em mãos, separe copias autenticadas do histórico e diploma de conclusão do ensino médio, a carta de solvência econômica (copia), certidão de nascimento ou casamento (copia). Esses terão que ir para Brasília para serem chancelados nos seguintes lugares, ITAMARATY, MEC E EMBAIXADA BOLIVIANA. Se você não tem como ir, sugiro que procure um despachante em Brasília que vai lhe cobrar uma media de 150,00 reais para fazer isso e mandar via sedex para você ai no Brasil ou aqui na Bolívia. Você pode começar a estudar aguardando a chegada desses documentos, é só você trazer uma copia autenticada do histórico, diploma, certidão de nascimento, autenticados, para fazer a matricula na Universidade. Ao chegar ao aeroporto você dirá na migração que é turista, então você receberá o carimbo de 30(trinta) dias para permanência até que os documentos cheguem, vencendo esse prazo, se os documentos não chegarem você pedirá uma prorrogação de prazo de igual período, mais dependendo de você, não será necessário. Agora veja bem, em Brasília você vai pagar alguns selos na embaixada que serão 45,00 dólares o histórico escolar, 45,00 dólares a carta de solvência e 20,00 dólares a certidão de nascimento.

Amanhã postarei mais informações para vocês, tudo de graça. O pagamento será sua amizade.

Só lhe peço que, não queira fazer medicina por dinheiro, por que com a dor e a vida das pessoas não se brinca...