quinta-feira, 22 de julho de 2010

Hipocresia e ascenção


As vezes me pergunto o que motiva alguém a se tornar um medico! será que é a certeza das muitas opções de emprego, com salários que superam dez, ou doze mil reais? ou será o status que a profissão oferece? peço desculpas aos os médicos que pensam assim, aos estudantes que pensam assim e também as pessoas que sonham assim. Sei que sou suspeito em falar isso, pois talvez você possa dizer que estou com demagogia, ou querendo me justificar pelo fato de aos trinta e sete anos resolver encarar de frente um curso que aos olhos da sociedade são preparados para jovens com dezoito ou dezenove anos. Sabe, sei que a vida é feita de muitas surpresas e construída com muito suor e lágrimas, e também que não devemos perder oportunidades. Durante o correr dos anos de minha vida, busquei sempre um motivo para ser feliz e evitar trazer aos olhos das pessoas a decepção em relação a minha pessoa. Busquei ser um ajudador que sei, que existe dentro de cada pessoa que se preocupa com o bem do próximo, que sente as dores do próximo e que se coloca no lugar do próximo. Más como diz a física "para toda ação existe uma reação" e olha eu hoje aqui!

De uma coisa eu tenho certeza, quando Deus determina que alguém encare essa profissão, ele não quer apenas um homem formado em medicina, mais sim UM MEDICO, UM PONTA DE LANÇA, UM CABEÇA E NÃO UM CALDA.


Posso me transferir da bolivia para uma universidade do Brasil?


Muitos já fizeram isso, agora o que vai dizer se você vai conseguir será seu esforço para ter boas notas, e também sua desenvoltura em buscar as universidades que aceitam estudantes advindo de países do mercosul. Se a grade da universidade for compatível com certeza você conseguirá, principalmente para uma particular. Se conseguir para uma particular, ai você poderá tentar o FIES- Financiamento do governo para concluir o curso no Brasil e pagar suas despesas. Agora, já para uma publica é mais complicado, pois quase todas as universidades exigem que você faça uma prova junto com todos os demais pretendentes as devidas vagas ociosas, dependendo também da disponibilidade da vaga. A melhor época para a transferência é quando você tiver terminado o 4º semestre, pois não perderá matérias pagas aqui.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

E como é a cidade?





















No Brasil as pessoas imaginam que a Bolívia é somente um país pobre e que não existe progresso aqui. Eu costumo dizer que a Bolívia pode ser comparada com o Brasil a 10 anos atrás, ou seja, a economia está em baixa, mais não quer dizer que não seja um belo país. Estou na cidade de Santa Cruz de La Sierra com 1.594.926 habitantes, uma cidade linda, com avenidas largas, praças maravilhosas, muitas universidades de medicina, engenharia, odontologia e muitos outros cursos, sendo a cidade mais bonita e desenvolvida da Bolívia, considerada a cidade que mais cresce. Um custo de vida barato onde a exceção para mim só é o caso de aluguel que considero caro, mais o resto é tudo dentro do que necessito para viver.

Quando começam as matriculas?


Você tem duas oportunidades de se matricular: Uma, que é agora no mês de Julho, e início de Agosto, para começar a estudar agora nesse segundo semestre. E a outra em Janeiro para começar na primeira semana de Fevereiro.

Um apoio a mais pra você ;


Você consegue mais informações nos links que estão ao lado da Policia Federal para retirar o passaporte, site "decolar.com" para simular passagens aéreas, para o caso de você vir de avião, e também o site da UCEBOL que é a universidade que eu e mais de dois mil brasileiros estudamos. Depois de verificar todas as informações, em caso de dúvidas(com certeza terá) me adicione no msn odomyamorim@hotmail.com enviando o convite falando que tem interesse em fazer medicina ou então skype com o mesmo endereço, ou então orkut, mais preferível skype, agora sempre enviando o convite falando o assunto se não, não poderei aceitar.